24 abril 2007

O Nordeste no Sudeste!

Vocês devem estar achando que: Ou eu fiquei maluco ou definitivamente não sei ler uma bússola... Mas não se trata disso!

No último sábado 21/04 visitei o Centro Luis Gonzaga de tradições nordestinas e foi uma das melhores experiências que eu já tive.




Antigamente não se pagava entrada, e sim o banheiro que custava R$1,00 a cada vez! (por isso não era recomendável ir para lá com diarréia...)

Hoje paga-se uma entrada simbólica de R$1,00 e o uso do banheiro é livre.

Foi com uma fascinação tamanha, que admirado andei pelas galerias de lá, todas aquelas, cores, cheiros e sabores, são literalmente um prato cheio, tanto pro estômago quanto para os olhos.

Incrível foi ver a felicidade do povo (nordestino ou não), e o orgulho de pertencer a um estado tão bonito e de cultura diversificada, de música e artes tão peculiares e fascinantes...

E a música é um caso à parte, forró pra dar em doido, repente, e reggae! eu já sabia que o pessoal no maranhão era chegadão num reggae, mas eis que para a minha surpresa, quando estava experimentando uns óculos com minha senhora e minha cunhada, eu fico de frente a uma tenda típicamente maranhense e adivinham o que estavam tocando lá? Mozart, Chopin e Bach.. simplesmente divino! huehuehue claro que era reggae! e muito gostoso de se ouvir...

O centro Luis Gonzaga de tradições nordestinas foi criado meio que por acaso, pois no fim da década de 40 (finzinho de 49) muitos nordestinos vieram para cá, para construírem a rodovia BR-116, conhecida como Rio/Bahia, daí eles se encontravam num local isolado para poderem matar saudades de sua cultura e amigos, o hábito se tornou constante e daí surgiu a feira dos nordestinos e posteriormente o CLGTN!

E viva a diversidade cultural tão bela de nosso país! disso nenhum big mac e nem coca cola conseguem tirar de nós!heuheue por isso se tem o guaraná Jesus e a carne de sol!!!

O próximo post será o de divulgação de minhas fotinhas de lá!

até mais!

21 comentários:

Silêncio de Chumbo disse...

pelo jeito foi uma ida bem interessante...
quero ver as fotos.. quem sabe um dia conhecer esse lugar...

Wagner disse...

1 real na entrada? Já está pagando o banheiro então! Isso cria a obrigação de usar o banheiro, mesmo sem vontade. Nem que seja só para lavar as mãos! hehehe

dän disse...

mas uia!

SHEEVR disse...

Sou um admirador do Nordeste brasileiro, o único estado que ainda não conheço de lá é a Bahia, mas pretendo mudar essa situação.

Anna Flávia disse...

Curiosa pelas fotos!!


Beijos

André Martins disse...

Luiz Gonzaga é o cara!
E pra mim, não tem melhor cultura do que a nordestina! Aquele povo sabe viver1
heheheheh
Abração!

dän disse...

vim deixar beijos, volto semana q vem só! :))) vou passar uns dias com o love! hehehe

Iuri Botão disse...

Interessante o post, principalmente considerando tantos comentários idiotas que ouvimos por parte da nossa classe média quando se diz respeito aos nordestinos aqui na região sudeste. Espero ancioso pelas fotos, abraço

Vinícius Rodovalho disse...

Legal essa postagem, bem quando eu tô lendo um livro do Moacir Sciliar baseado em Os Sertões, de Euclides da Cunha. A cultura nordestina é mesma fascinante.

Fells disse...

Um dos sonhos da minha vida é beber guaraná Jeusu e Tubaína... O.O e chupar um tamarindo tbm.
Potruqe será q quando eumorei no Rio eu nunca fui nesse centro? eta menina besta

Anônimo disse...

Fala Monsieur! Eu me amarro na "Feira dos Paraíbas", é muito legal sim...eu já fui nas duas vezes...antes e depois da reforma (para dentro do antigo pavilhão). Com a reforma melhorou muito! Realmente é sempre uma alegria e um belo passeio gastronômico, sem contar q quando a noite cai o clima esquenta para a galera soteira, risos. Abraços!!!

Bárbara Lemos disse...

Os nordestinos... o meu povo. Um orgulho monstro.
Bom saber que te tocastes com o que vistes.
:)

Felipe Dib Boufflers disse...

eu so do sudeste e meus pais do nordeste
aqui em casa eh o sudesto no nordeste =P
hahahahaha

coisasqueeuvivendo disse...

conincidentemente tambem estoive no nordeste recentemente e adorei a vida simples e rica que encontrei no interior de PE. Gostei do blog, bem escrito, reflexivo, bem humorado..parabens.

Arthurius Maximus disse...

Lá é mesmo muito divertido. É um lugar plural. Apesar de só ter ido uma vez, achei muito divertido e culturalmente falando, instrutivo.

Bárbara Lemos disse...

É... eu sou obrigada a concordar com o senhorito. rs

Elisa disse...

Monsieur Coçard

I do not only hear coldplay, but
he is that in the hour that I wrote he was touching Yellow. I love keane Somewhere Only We Know mainly. It's English is very good!

Agora em Português:Eu também ADORO Centro de Tradições Nordestinas...Uma das melhores coisas que nosso prefeito podia ter feito, pq antes alí era meio que, abandonado.

Até mais,e
Obrigado pela visita!

P.S:Da próxima vez não se esqueça do Queijo coalho(muito Bom)!!!rs

Jaque Flores disse...

tbm quero ver as fotos...
cultura nordestina é bom demais...
é claro que de boa qualidade neh...

o Cronista disse...

da proxima vez que quiser sentir-se no nordeste, imerso na cultura do agreste, vá a zona leste de são paulo,
é a maior concentração de nordestinos no mundo, tem mais lá qu no nordeste! comida típicas, sotaque, e tudo mais, tem até miséria...

Paulo Fernando disse...

Eu, simplesmente, adoro a feira dos nordestinos, conhecida popularmente - e jocosamente - como feira dos paraíbas. É um point maravilhoso, cultural, bonito e, sobretudo, barato...

Abraços!

Anônimo disse...

Nunca fui a esse lugar, nem ao menos a um parecido, (Acho que moro no mato), xD

Mas parece ser muito interessante, quando viajar vou buscar lugares que seja prazeroso, divertido e alegre de se andar.

t+