Simbolo de Uma Geração!!!!
Basta ouvirmos apenas alguns acordes da música tema do filme, a maioria, para nao dizer todas as pessoas, imediatamente se lembram de que filme se trata. Sim amigos, ele esta de volta, Rocky Balboa, retorna para uma ultima luta, um ultimo filme.
Rocky Balboa foi roteirizado, dirigido, produzido e estrelado pelo próprio Stallone. O primeiro filme de Rocky Balboa, alter ego de Sylvester Stallone, foi feito no longinguo ano de 1976, os americanos estavam descontentes: havia o clima de derrota na guerra do Vietnã, o escândalo de Watergate; enfim, a vergonha de ser americano. Foi preciso o cinema criar um herói como Rocky Balboa, um símbolo ufanista, aquele que mostraria que a América ainda continuava sendo uma terra de oportunidades.
Stallone escreveu o roteiro de ''Rocky'' havia alguns anos. Como não era ninguém ainda na indústria de Hollywood, demorou para conseguir vender sua idéia. Até que conheceu os produtores Irwin Winkler e Robert Chartoff durante um teste para um outro papel, e no fim da entrevista, Sly ( o carinhoso apelido de Stallone)comentou que também era escritor e possuia alguns roteiros escritos, ambos resolveram apostar e pediram que Sly voltasse no dia seguinte com um bom roteiro.
Então no dia seguinte, Sly apareceu com o primeiro rascunho de Rocky - um lutador, ambos gostaram da história, mas precisavam de um ator famoso para interpretar o humilde mas perseverante lutador de boxe que se torna um mito ao vencer o campeão mundial.
Mas Stallone disse que era o próprio personagem e precisava de uma chance: negociou a venda do roteiro por "míseros cinco mil dólares", e ainda assim faria o personagem de graça e ganharia participação nas bilheterias. Bom, o resto da historia vocês conhecem,O filme, que custou um milhão, rendeu perto de 60 milhões de dólares somente nos Estados Unidos e fez mais de 220 milhões no mundo inteiro. Colocou o nome de Sly (o carinhoso apelido de Stallone) em evidência, sendo indicado pela Academia como melhor ator e roteirista. ''Rocky'' recebeu os Oscars de melhor filme do ano, direção e montagem - ainda teve mais quatro continuações, três delas dirigidas por Stallone. Um personagem que simboliza a superação, a crença no matrimonio, amizade e bom coraçao acima de tudo, não ha quem tem nao tenha se exercitado pelo menos uma vez ouvindo a musica de treinamento do filme, ehehe.
Nesse ultimo filme, trinta anos depois de enfrentar Apollo Creed pela primeira disputa do título mundial, Rocky, agora com 60 anos, Rocky é um dono de um restaurante, que ainda vive amargurado pela perda da mulher, Adrian, que para ele o significado de sua vida, Rocky que ainda tem "bestas e coisas em seu porão pessoal" para resolver. Após uma luta fictícia (produzida por computadores pela rede ESPN) entre ele e o atual campeão mundial, Mason Dixon (Antonio Tarver), rocky sai vencedor, com isso resolve pedir uma licença ao conselho de boxe para fazer pequenas lutas, porém os empresários de Dixon vêem nessa atitude uma chance de ouro para reerguer sua baixa popularidade nos EUA (o campeão tem o carisma igual ao de uma geladeira). Rocky surge como o combustível ideal para acender o fogo de Dixon diante do público. Assim como no primeiro filme da série (de 1976), Balboa está numa pior, carente de sua esposa, da distância do seu único filho, das lutas e de seu público. Para um personagem caracterizado pela perseverança contra os inumeros desafios que a vida lhe impõe, o mesmo sabe que dificilmente tem chances de vencer, e na verdade para o proprio Rocky, ele sabe que isso é um mero detalhe, o que realmente importa é poder chegar ao final da luta e continuar de pé, assim como foi com Apollo Creed, o mesmo queria provar a si mesmo que pode chegar aonde quiser com esforço e dedicação, podendo nao ser o melhor, mas estar entre eles.
A propria historia de Sylvester Stallone eh um exemplo de superaçao, com um deformidade em um nervo facial causado no nascimento por um mau uso do forceps , Sly foi expulso de 14 escolas, por nao aturar as gozaçoes de outros alunos a respeito de sua aparencia, ateh mesmo para poder estrelar o primeiro filme, brigou com vários estúdios para ser o personagem-título do filme, no lugar de astros na época, como Burt Reynolds, Ryan O'Neal e James Caan. Conseguiu e surpreendeu.
Eu confesso que nao aguentei esperar o filme sair nos cinemas, consegui por meios, digamos assim "escusos" uma copia do dvd, e eh simplesmente emocionante...
A famosa corrida no Museu de Arte de Filadélfia é reproduzida quase na íntegra ao som do memorável tema composto por Bill Conti, "Gonna fly now" (veja o trecho no You Tube ). Com o mesmo moletom cinza e gorro escuro na cabeça, Rocky corre pelas ruas da cidade até chegar à escadaria que ficaria para sempre no imaginário dos moradores e turistas de Filadélfia. O próprio filme brinca com o imortalização da cena: quando sobem os créditos, aparecem várias pessoas comuns tendo seu momentos de superação a la Balboa. É divertido ver gordinhos, crianças, meninas, idosos, skatistas, turistas, famílias inteiras, subindo as escadas e socando para cima com aquela bonita vista da cidade. Vale a pena ficar até o acender das luzes da sala de cinema. mas para mim um dos grandes acertos do filme (dirigido por Sly) é trazer as cenas de luta para o formato da televisão a cabo. Parece que estamos na frente de um aparelho de alta-definição torcendo por nosso lutador favorito. A platéia em Las Vegas é real, e a emoção de Rocky e do público também. Olhos mareados, como deste que escreve, vão estar lado a lado ao sentimento de perplexidade dos mais jovens. “Então é isso?”, eles vão perguntar. É isso. E pelo que pintava antes da sua estréia, estamos (os fãs) no lucro.
9 comentários:
Rocky sempre me lembrou Karate Kid (ou será ao contrário?) Na verdade eu só lembro da musica e da cena da escadaria hauhaua, mas 4 filmes contando a mesma história é foda
Pfff, sabe que eu nunca gostei de nenhum filme desses? sério mesmo, n me atrai! mas o cara ta inteirasso! hahahahahaha
Bjusssssss
Rocky, o filme é bom demais! O primerio, os outros, nem tanto, e o quinto da série é fraquinho, fraquinho... Ainda não assisti o novo, acho que esse fim de semana eu vejo.
velho... estou doido para ver esse novo filme!
Falando em Geraçao. Voce sabe qtos anos tem uma geração ? Deixo a resposta lá no blog
Nossa, não sabia do história atras da historia, desse filme Rocky e da propria carreira do Stalone.
Por que nós brasileiros também não fazemos isso, ao cenário de uma derrota tentaramos criar coisas para mostrar que mesmo assim somos melhores(Mesmo que seja uma falsa ilusão, não acho os americanos melhores em nada, mas eles fazem o mundo pensar assim com seus filmes)ao inves de simplemente ficarmos fazendo chacota, o que tb não deixa de ser muito bom e engraçado.
clássico dos clássicos!
Rocky Balboa é rei!
oooooooooooi
então, agora vai vc, fala ai das 5 coisas estranhas(queria tanto dizer bizarras) que vc viu ou ouviu...
olha, me senti deprimida de nao conseguir lembrar....na verdade lembrei, mais so hoje, na aula de genetica!
beijos
Eu ODEIO todos os filmes do Rocky e do Stallone.. argh!
Todo o respeito, tho.
:P
Postar um comentário