06 março 2008

A cada dia me torno mais e mais chinês

Não, não é uma maneira de tentar arrumar uma vaga nas próximas olimpíadas, é que pelo fato de se ter alguns fatores como: Preguiça, pouco talento culinário e.. preguiça mesmo, acaba-se optando por um delivery da vida. E por essas e outras acabei me apaixonando viciando em yakisoba.

Mas de onde vem esse prato, é fácil fazer? Bem fácil nem tanto, já tentei minhas experiências e ficou, digamos, surpreendente...

Yakisoba (ou yakissoba), que em japonês significa macarrão frito, é um prato originário da china, que de tão fácil fazer (?), barato, virou uma febre no mundo todo, sendo que no Brasil, mais precisamente em Mato Grosso do Sul virou prato típico!

Mas voltemos aos deliverys, engraçado o fato de eu ter me lembrado que uma vez no foi um prof. de inglês que tirava fotos de palavras estrangeiras usadas no dia a dia, e contou sobre um mercado que se chamava delivery, daí as pessoas ligavam para lá e faziam pedido de compras e tal, mas o dono dizia que não fazia entrega, até ele ficar saturado a ponto de colocar logo abaixo de delivery colocou uma faixa em baixo com os dizeres: "Não fazemos entrega".

O primeiro serviço de delivery que eu me lembro de conhecer, era aqueles moleques nas bicicletas entregando jornais, mas hoje em dia tudo se pode comprar por telefone, internet, sinal de fumaça etc.

Então pra finalizar, aí vai uma receita de yakisoba... um dia eu tento...


Ingredientes

Para o preparo do macarrão:

- 2 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1/3 pacote de macarrão instantâneo cozido por 3 min em
água fervente
- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- Óleo de gergelim a gosto

Para os legumes:

- 3 colheres (sopa) de óleo
- 300 g de carne (alcatra ou filé mignon) cortada em tiras
com 2 cm de largura e 6 cm de comprimento
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola cortada em tiras
- Folhas de meio repolho cortadas em quadrados grandes
- 1 cenoura laminada e cortada em rodelas
- 1 abobrinha em rodelas finas cortadas ao meio
- 1 xícara (chá) de broto de feijão
- 5 cogumelos frescos (shitake ou shimeji)
- 1/2 pimentão verde cortado em quadrados
- 5 folhas de acelga cortadas em quadrados
- 5 vagens cortadas em pedaços grandes
- 1 colher (sopa) de amido dissolvido em 1 xícara (chá) de
água
- 5 colheres (sopa) de molho de soja
- Óleo de gergelim a gosto
- Sal

Modo de preparo

Para o preparo do macarrão:

Numa frigideira grande, aqueça o óleo e o macarrão instantâneo.
Adicione o molho de soja e o óleo de gergelim.
Deixe por uns 3 min mais ou menos.
Reserve.

Para os legumes:

Numa frigideira grande, aqueça o óleo, junte a carne, o alho e o
sal.
Frite por uns 2 min.

Coloque: repolho, cenoura, abobrinha, broto de feijão, pimentão
verde, acelga e vagem.
Mexa e deixe cozinhar por cerca de 3 min.
Despeje o amido de milho, o molho de soja e o óleo de gergelim.

Sirva com o macarrão.

Retirado daqui ó.

17 comentários:

† Junior Hetfield † disse...

Háaa...algm fez um post de Yakissoba!
Po,isso é um vício mesmo.
Antes era só o Miojo,mas esse novo prato chinês é fácil e saboroso,muito bom mesmo.
Na preguiça de fazer uma comida,se vira no Yakissoba

^^

http://vampiretools.blogspot.com

Unknown disse...

que blog maneiro cara!!
como o carinha ai de cima ja disse!!
o yakissoba e prato facil de fazer!!
entao na hora da preguiça vai ele msm

Levanta Creuza disse...

Aqui em Sampa o povo adora isso!
Particularmente, não sou muito fã, mas até como de vez em quando.
Acho que essa história do mercado Delivery que não fazia entrega eu já conhecia, heuahuehae... muito boa!
Bjocas

http://levantacreuza.zip.net

Salvador Lucas­ disse...

Nunca tinha ouvido falar dessa yakisoba, eu moro em Mato Grosso do Sul, e não tinha visto/conhecido/experimentado esse prato =]
Vou fazê-lo e ver como fica :-P

Dual disse...

kopaskopsakopsa..
faz um de churras tbm!!
oaskpsakppksa!!

carol. disse...

Ah eu tbm adoro Yakissoba!!! O miojo incrementado!!!
Ps: achei seu blog no orkut (Central de Divulgação de Blogs) e vim dar uma espiada!!!

Sinceramente? disse...

Putz, eu soube da existência desse prato quando tava na oitava série...srrssr peguei a receita e tudo com uma amiga que era japa...mas acredita que até hj nunca fiz??Já fazem mais de 16 anos que está só no papel...rsrsr Lendo seu post agora..quem sabe eu não me animo?rs

*Dany

Pankwood disse...

Kara, nunca comi Yakisoba, acredita ? Sou mais Miojo mesmo (tem alguma coisa a vê ? rsrs).
Antigamente eu fazia entrega de lanche com minha byke, era muuuito legal !
=P

Unknown disse...

Só gosto do Yakisoba do Centro China... :D

Camila disse...

beeeeeeecksss odeio yakissoba, e tem gente q faz nao frito mas tipo uma sopa, beckaaaaaaaaaaaa.... prefiro o churrasco da nona dhasuhduihdsa

bjaooo

Bárbara Lemos disse...

Mas com macarrão instantâneo? ECA!

Prefiro ligar e pedir. :P

Beijinho.

Marina disse...

Eu não gosto de comer Yakissoba, mas a cultura do povo Chinês é bem interessante.
Quanto as palavras, esses dias deu no tele-jornal uma pizzaria chamada "Bosta" ou alguma coisa do gênero. Oo

Carolina Bonturi disse...

os deliverys podiam incrementar um saco que mantivesse a teperatura e fazer entrega de sashimi.. hm :9

ontem eu estava vendo um site, uma locadora virtual que entrega o dvd na sua casa.
tá tudo assim, cada um na sua, com seu filminho e yakissoba embaixo do edredon...

Camila disse...

tem uam coisa pra vc no meu blog!
bjaoo

André Martins disse...

adoro yakisoba, mas essa foto.... me deu embrulho no estômago.. =P

Arielle disse...

Eu sempre faço yakisoba aqui em casa, é tão fácil o.o

Receita mais fácil de fazer:

Macarrão:
Uma lâmina de miojo daquele pacotão que fica pronto em 5 minutos;
Shoyu a dar com o pau;
Água pra cozinhar

Ferve a água, joga o macarrão, joga shoyu até a água ficar meio castanho-claro, cozinha por 3 minutos. É bom fazer isso depois de preparar o "recheio"...

"Recheio":
500g de peito de frango, sem osso sem pele sem gordura sem cartilagem, só a carne, cortada em cubinhos;
Uma cebola pequena cortada em cubinhos;
Um pimentão pequeno cortado em cubinhos;
Uma cenoura cortada em rodelas (aha, achou que ia ser cubinho, né?);
Meio repolho pequeno cortado em tirinhas;
Shoyu, alot;
Um pouco de óleo.

Esquente o óleo e refogue a cebola com o frango até o frango ficar branquinho e suculento. Depois, coloque a cenoura e o pimentão, e entope de shoyu (eu nunca aprendi a quantidade certa, na dúvida, deixe as coisas meio ensopadas). Deixe cozinhar um pouco. Depois, coloque o repolho, misture e tampe a panela, pra deixar o bichinho murchar. Fica pronto quando a cenoura estiver al dente, e o frango, cozido.

Retoques finais:

Numa assadeira (ou chapa, se vc tiver, eu não tenho =P), esquente um pouco de óleo, coloque uma porção de macarrão, uma do recheio e frite. E vá fazendo isso até terminar tudo, colocando a parte já frita num recipiente.

Acredite ou não, as partes mais chatas são cortar as coisas e fritar depois. Fica joinha xD

Anônimo disse...

bom comeco